domingo, 26 de fevereiro de 2012

FALANDO SOBRE O CÂNCER I

Quimioterapia


Método que consiste na aplicação de medicamentos para combater as células que formam os tumores dos canceres, a quimioterapia também pode ser chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica. É importante ressaltar que a aplicação de vários medicamentos na corrente sanguínea durante a quimioterapia é essencial para o tratamento, pois dessa forma cada medicamento age em etapas diferentes do crescimento do tumor, combatendo-o e impedindo que ele se espalhe para outras partes do corpo.
Dependendo do caso e do estágio do tumor, a quimioterapia pode ser o único tratamento prescrito, mas também pode estar associada com outros tipos de tratamento, como radioterapia e/ou cirurgia. A duração do tratamento depende do tipo de câncer e do estágio em que a doença se encontra. Durante o tratamento com a quimioterapia,o paciente pode manter sua rotina diária normalmente.
quimioterapia é um tipo de tratamento que pode ser feito de diversas formas:
  • Via oral: através de comprimidos, cápsulas e líquidos;
  • Via intravenosa: os medicamentos são aplicados na veia através de cateteres, injeções ou misturados ao soro;
  • Via intramuscular: são dadas injeções no músculo do paciente;
  • Via subcutânea: os medicamentos são aplicados através de injeções sob a pele;
  • Via intracraneal: as injeções com os medicamentos são aplicadas por um enfermeiro ou médico no líquido da espinha dorsal. É um método pouco utilizado;
  • Uso tópico: os medicamentos são aplicados na forma de líquido ou pomada nos locais onde há lesões.
Pacientes que fazem quimioterapia podem ter alguns efeitos colaterais, como:
  • Queda de cabelo e outros pelos do corpo;
  • Fraqueza;
  • Diarreia;
  • Perda ou aumento de peso;
  • Aftas na boca;
  • Náuseas e vômitos;
  • Tonteiras.
Durante o tratamento com a quimioterapia, algumas dúvidas podem surgir, como:
  • Posso tomar outros medicamentos durante a quimioterapia?
Todo e qualquer problema de saúde que leve à ingestão de outros medicamentos deve ser informado ao médico.
  • O paciente tratado com quimioterapia pode ingerir bebidas alcoólicas?
A ingestão de bebidas alcoólicas é permitida desde que em pequenas quantidades, sendo que não poderá haver ingestão de qualquer bebida alcoólica dias antes ou depois das aplicações de quimioterapia e se o paciente estiver tomando outras medicações prescritas pelo médico.
  • Por que algumas mulheres apresentam alterações no fluxo menstrual durante a quimioterapia?
Por vezes as mulheres podem ter um aumento, diminuição ou até mesmo ausência da menstruação. Em qualquer um desses casos o médico deverá ser comunicado.
  • Posso fazer algum tipo de tratamento dentário enquanto estiver fazendo quimioterapia?
Qualquer tipo de tratamento dentário só pode ser feito sob autorização médica.
  • O paciente que faz aplicações de quimioterapia pode ter relações sexuais?
Sim. A quimioterapia não causa impotência sexual, sendo que o que pode levar o paciente a não ter relações está ligado à parte emocional e não física. A mulher precisa ter cuidado para não engravidar, pois os medicamentos da quimioterapia podem causar má-formação no feto.
O paciente em tratamento que tiver febre por mais de duas horas, apresentar manchas vermelhas pelo corpo, dor ou ardência ao urinar, dores pelo corpo inexistentes antes do tratamento, sangramentos que não param, falta de ar ou dificuldade em respirar e diarreia por mais de dois dias, deverá procurar o hospital imediatamente.

Quimioterapia preventiva



A quimioterapia preventiva aparece como uma inovação na medicina. A tecnologia usada é capaz de identificar e eliminar células que ainda não são malignas, em vez de conter seu crescimento depois de comprometidas.
U pouco de anatomia vai nos ajudar a compreender sobre os componentes do sistema imunitário e como funciona esse método.
O sistema imunitário contém o seu próprio sistema circulatório (os vasos linfáticos), que abrange todos os órgãos do corpo, exceto o cérebro. O sistema linfático por sua vez conta com uma rede de linfócitos capaz de filtrar, atacar e destruir organismos prejudiciais que causam infecções. Mas se células cancerígenas começam a surgir em nosso sistema imunitário, teremos um problema. A ilustração abaixo retrata o que seria essa intervenção:

Linfócito (laranja) e célula cancerosa (roxo)
O tratamento preventivo permite destruir células tumorais escondidas, que por ventura estejam presentes, embora indetectáveis. A possibilidade surgiu de uma combinação química capaz de erradicar pólipos (tumores benignos).
A quimioterapia preventiva seria a solução para as mulheres do grupo de alto risco (com histórico de mães que tiveram câncer ou que nunca tiveram filhos). Mas o mais importante é não se esquecer que o exame físico mensal e a realização da mamografia uma vez por ano são indispensáveis.


TAXOL X CÂNCER DE MAMA

Taxol é utilizado como tratamento adjuvante do câncer de mama, ou seja, é utilizado posterior ao
tratamento principal. Como tratamento de primeira linha é utilizado após recidiva da doença dentro de
6 meses de terapia adjuvante e como tratamento de segunda linha é utilizado após falha da
quimioterapia combinada para doença metastática, onde ocorre a disseminação da doença de um
órgão para outro. Também é utilizado na terapia de primeira linha em câncer avançado ou metastático
de mama, em combinação com trastuzumab, em pacientes com super expressão do HER-2 em níveis
de 2+ e 3+ como determinado por imunohistoquímica.
TAXOL (paclitaxel PCF) deve ser administrado sob a supervisão de um médico com experiência na


utilização de agentes quimioterápicos.
Anafilaxia (reações alérgicas) e Reações Graves de Hipersensibilidade
Você poderá apresentar anafilaxia e reações graves de hipersensibilidade que são caracterizadas por
falta de ar, hipotensão (diminuição da pressão arterial), angioedema ou urticária generalizada.
Raros pacientes apresentaram reações fatais, apesar do pré tratamento.
Reações de hipersensibilidade menores poderão ser notadas, e são caracterizadas por vermelhidão,
reações na pele, aumento dos batimentos cardíacos, falta de ar e diminuição da pressão arterial, não
sendo necessário tratamento nem a interrupção da terapia.
Como pré-tratamento, o seu médico poderá indicar difenidramina,medicamentos corticosteroides .

PRECAUÇÕES - TAXOL

Carcinogênese, Mutagênese, Comprometimento da Fertilidade
O potencial carcinogênico do produto não foi estudado. Demonstra- se que TAXOL (paclitaxel semi-sintético) é mutagênico in vitro e in vivo em mamíferos.
Ocorreu redução da fertilidade e do número de implantações e fetos vivos em ratos recebendo TAXOL(paclitaxel semi- sintético). O produto mostra ser embriotóxico e fetotóxico em coelhos recebendo a droga durante a organogênese (vide ADVERTÊNCIAS - Gravidez e Lactação).

Cardiovascular
Foram relatados casos de hipotensão e bradicardia durante a administração de TAXOL (paclitaxel semi- sintético) os pacientes  geralmente permanecem assintomáticos e não requerem tratamento. Recomenda-se a monitorização freqüente dos sinais vitais, particularmente durante a primeira hora da infusão. A monitorização eletrocardiográfica contínua não é necessária, exceto para os pacientes com distúrbios sérios da condução (vide também REAÇÕES ADVERSAS).
Sistema Nervoso
Embora a ocorrência de neuropatia periférica seja freqüente, o aparecimento de sintomatologia grave é incomum. na neuropatia moderada a severa,  recomenda- se uma redução da dose de 20% nos ciclos subseqüentes de TAXOL (paclitaxel semi-sintético) (vide também REAÇÕES ADVERSAS).
TAXOL (paclitaxel semi- sintético) contém 396 mg/ml de álcool desidratado; devem ser considerados os possíveis efeitos do álcool no snc e seus outros efeitos.
Hepático
Não há evidências de que a toxicidade do TAXOL (paclitaxel semi- sintético) seja maior quando administrado em infusão de 3 horas em pacientes com função hepática ligeiramente anormal. não existem dados para pacientes com colestase basal severa (vide também REAÇÕES ADVERSAS).
quando o TAXOL (paclitaxel semi- sintético) é administrado porinfusão de 24 horas em pacientes com comprometimento hepático moderado a severo, pode ser observada uma maior mielodepressão  comparado aos pacientes com testes de função hepática ligeiramente elevados que receberam infusões de 24 horas.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS - TAXOL
Em um estudo no qual administrou- se TAXOL (paclitaxel semi-sintético) por infusão de 24 horas e  cisplatina por infusão de 1mg/min, a mielodepressão foi mais acentuada quando o paclitaxel foi administrado após a cisplatina do que a seqüência inversa (cisplatina após o TAXOL (paclitaxel semi-sintético).Dados preliminares em animais indicam que o cetoconazol pode inibir o metabolismo do paclitaxel.
Relatos preliminares sugerem que os níveis plasmáticos de doxorrubicina (e seu metabólito ativo doxorrubicinol) podem aumentar quando a doxorrubicina for utilizada em associação com o paclitaxel.
REAÇÕES ADVERSAS - TAXOL
Os dados apresentados na tabela a seguir são baseados na experiência com 812 pacientes portadores decarcinoma de mama ou de ovário, tratados, nos estudos clínicos, com TAXOL (paclitaxel semi- sintético) em doses variando de 135-300 mg/m2 por ciclo em esquemas de administração de 3 ou 24 horas. A tabela também inclui dados do subgrupo composto por 181 pacientes tratados na dosagem recomendada de 175 mg/m2 por infusão de 3 horas. Nenhuma das reações observadas foi claramente influenciada pela idade.
No entanto, tem sido notado que há uma certa quantidade de toxicidade e efeitos colaterais associados com Taxol. Por exemplo, tem sido conhecida por causar irritação da veia através da qual ela é dada. Além disso, ele pode ser tóxico se ele sai da veia. Causando danotecidual
Portanto, quem é Taxol injetáveis na veia de um paciente tem de ser altamente treinado para fazê-lo.
Algumas pessoas experimenta certas reacções alérgicas a essa droga. É por isso que sempre aconselhável pedir ao seu médico para Antihistamine para contrariar qualquer reacção alérgica que você deve obter um.
Uma coisa é a certeza de que a toxicidade e efeitos colaterais da quimioterapia Taxoldesa parecer quando o tratamento é concluído. E, invariavelmente os médicos são capazes não prever quando irá ocorrer os efeitos colaterais e por quanto tempo. Mas a gravidade da toxicidade e efeitos colaterais depende da quantidade de droga e dada a frequência com que é dado.
Aqui estão alguns dos efeitos secundários mais comuns experimentados por pessoas que recebem quimioterapia Taxol como uma droga:
·                    Náuseas e vómitos
·                     Queda de cabelo
·                     Mínimo glóbulos
·                     Diarreia
·                     Dor nas articulações e músculos
·                     Sensação nos membros
·                     Úlceras na boca
·                     Reacções alérgicas como falta de ar, urticaria, febre ou arrepios 


Um comentário:

  1. COMO PODE LEVAR-SE UMA VIDA NORMAL COM O PACLITAXEL SE A PESSOA, ALÉM DAS MUITAS DORES MUSCULARES E ARTICULARES AINDA APRESENTA MUITA FRAQUEZA E MUITO SONO TENDO QUE FICAR DE CAMA 3 A 4 DIAS APÓS CADA TRATAMENTO SEMANAL..????

    ResponderExcluir