quinta-feira, 19 de junho de 2014

O que preciso saber sobre mastalgia?


Muitas mulheres têm aumento na sensibilidade mamária e dor, também chamado de mastalgia, que pode ir e vir com períodos menstruais (cíclica) ou pode não seguir nenhum padrão (não cíclica).
Dor cíclica é o tipo mais comum de mastalgia. Ela pode ser causada por alterações nos hormônios durante o ciclo menstrual. Esta dor geralmente ocorre em ambas as mamas. É geralmente descrita como uma sensação de peso ou dor que se irradia para a axila e braço. A dor geralmente é mais intensa antes de um período menstrual e muitas vezes é aliviada quando o período termina. Dor mamária cíclica ocorre mais frequentemente em mulheres mais jovens. Geralmente desaparece sem tratamento e após a menopausa.
Dor não cíclica é mais comum em mulheres de 30 a 50 anos de idade. Pode ser unilateral. É muitas vezes descrita como uma dor aguda e em queimação, que ocorre em uma área da mama. Ocasionalmente, a dor não cíclica pode ser causada por um fibroadenoma ou um cisto. O estresse também pode influenciar na massagista.
A dor mamária pode indicar câncer de mama?
Dor não é um sintoma comum de câncer de mama. Mas, em alguns casos, as protuberâncias dolorosas são causadas por câncer de mama.
O que fazer?
Existem tanto mudanças comportamentais quanto opções terapêuticas, para alívio dos sintomas. Procure sempre o mastologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário